" ...pela defesa do respeito à liberdade e à dignidade da população brasileira no campo da sexualidade, saúde e direitos reprodutivos... "

Boletim Informativo 05

DESTAQUES

1 2 3 4

STF recebe ação que pode tornar aborto legal

Agência Brasil

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu ontem ação que pode resultar na ampla descriminação do aborto até a 12.ª semana de gravidez no Brasil. Na ação, o partido argumenta que, em 2015, 500 mil mulheres no País colocaram em risco suas vidas em abortos clandestinos. “A cidadania das mulheres está sendo violada”, disse a exdeputada Luciana Genro (PSOL-RS), apoiadora da ação.

50 países se unem para preencher lacuna de financiamento deixada pela proibição americana

The Guardian

 Cerca de 50 países estão a unir forças para levantar fundos para abortos seguros no mundo em desenvolvimento hoje numa conferência, na esperança de ligar a lacuna deixada pelo governo de Donald Trump que impôs a "mordaça global".O Reino Unido será representado na conferência em Bruxelas "Ela Decide"  pelo ministro de desenvolvimento internacional Rory Stewart. No entanto, um porta-voz do governo foi incapaz de confirmar se eu iria anunciar qualquer contribuição financeira.

Os organizadores esperam arrecadar US $ 600 milhões (£ 490m) para compensar o embargo da administração Trump sobre o financiamento de abortos ou ONGs que fornecem informações sobre o procedimento nos países em desenvolvimento.
"Esta não é uma conferência contra a administração americana; Esta é uma conferência para alguma coisa ", disse o vice-primeiro ministro da Suécia, Isabella Lövin.
"Nós estamos expressando o nosso forte apoio aos direitos das mulheres. Acesso a contraceptivos ... é um veículo para o desenvolvimento e a erradicação da pobreza ".
Em uma ordem executiva assinada no mês passado, Trump restabelecida a política de Cidade do México, também conhecida como a lei da mordaça global, em seu primeiro dia no escritório. As regras impedem quaisquer fundos financeiros para organizações que "promovam ativamente ou executem o aborto como método de planejamento familiar" no exterior.
Lövin, que é ministro de desenvolvimento internacional do seu país, citou evidências da Organização Mundial da Saúde que mostram que sob o governo de  George W Bush houve um aumento no número de abortos e mortes maternas decorrentes de abortos inseguros.
Alexander De Croo, vice-primeiro ministro da Bélgica, disse à Associated Press: "Isso não deve ser um momento em que estamos a dar passos para trás na idade das trevas".
Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega prometeu US $ 10 milhões que cada, com contribuições adicionais de emissão deverá ser anunciado por outros clubes dos países ricos, incluindo a Suécia.

O pânico no epicentro da zika passou. Mas, para muitos, a luta está apenas começando

Washington Post

Nesta cidade, Recife, no coração do surto da zika, a tristeza e pavor estão presentes nas maternidades e salas de parto. Há posts assustadores governamentais. Em um hospital público, dos 1.700 recém-nascidos cinco meses, os médicos não viram um único caso de defeitos de nascimento relacionados ao zika.

A igualdade das mulheres no trabalho pode gerar 8 bilhões de lucro

El Pais

Monique Morrow, diretora da Cisco, uma das vozes femininas mais importantes da tecnologia, acredita que as empresas devem ter uma mudança radical na filosofia e aposta no humanismo

JOGO RÁPIDO

+ Veja mais Jogos Rápidos

CLIQUE ABAIXO E ACESSE O FACEBOOK DA CCR


VÍDEOS

A CCR disponibiliza agora para você seu "banco de vídeos" Clique e confira!


Pelo fim da mutilação genital feminina: UNFPA e UNICEF

PUBLICAÇÕES

Políticas, mercado, ética: demandas e desafios no campo da saúde reprodutiva

Os temas abordados emergiram dos debates durante as reuniões do Conselho Diretor da CCR, que acompanhou e discutiu a elaboração dos textos, produzidos por dos integrantes e por colaboradores convidados a escrever sobre assunto de sua especialidade. Os artigos discutem diferentes componentes das políticas públicas, desde o planejamento e os desdobramentos da implementação, no plano macro (incluindo recursos orçamentários), até a prática cotidiana de profissionais de saúde.

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Visite o REPOCLACAI

REPOCLACAI - Repositório Institucional do CLACAI - é um espaço virtual que aglutina os mais relevantes artigos científicos, documentos públicos e normativas produzidos mundialmente e abordando diferentes aspectos relacionados ao abortamento, particularmente sobre a interrupção da gravidez com medicamentos.


APOIO

  • Governo Federal
  • Britsh Concucil
  • Center for reproductive rights
  • Ford Foundation
  • Fundo Elas
  • Ippf
  • IWHC
  • Macarthur
  • Tiger Foundation
  • Unfpa